sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Entre o bem e Mal

Aplicando conceitos

1- Imaginem um museu onde se encontrava exposta, por empréstimo, a famosa pintura MONA LISA, e um incêndio se propaga rapidamente no local. o diretor do museu entra no recinto disposto a resgatar a tela e depara-se com um funcionário desacordado por causa da fumaça. só há tempo para uma escolha: salvar o quadro ou o funcionário. coma metáfora da bússola e da balança, explique o que ocorre caso o diretor prefira salvar o funcionário ou escolha resgatar o quadro. E se você fosse o diretor, o que teria feito?

2 Qual a relação entre politica e ética?

3- afinal. O que é moral e ética para vocês?

4- Imagine você agora em outra situação, você se deparou em um acidente de carro, onde um envolvido o motorista do carro esta preso as ferragens, mais consciênte, esta se comunicando, ele fala que não consegue se mecher, não sente suas pernas e seus braços, ou seja suspeita de rompimento nas vertebras cervicais  e pedindo por socorro, o carro esta com risco de explosão a qualquer momento, pois  ja está pegando fogo: o que você faria só esta você ali os outros envolvidos ja estão mortos, você tira o motorista, mesmo sabendo que poderá deixa -lo tetraplegico e ter o risco de ser processado pela família por este ato, ou deixaria ele ali até o socorro chegar. sendo que levaria cerca de 1 hora até vir os bombeiros.
lembre-se o carro pode explodir, então quanto você quanto o motorista podem sair feridos. quanto vale uma vida? em que aspectos entra a questão moral

5- dissertação

TEMA" Tudo compreender é tudo desculpar?" ( no caderno)
                                             

36 comentários:

  1. 1-Na minha opinião eu salvaria o funcionário pois é uma vida que esta em perigo,Logico que a tela é uma grande obra pois terá uma perda ireparavél.Mas acho que em primeiro lugar fica as pessoas não um quadro.

    2-se relacionam com escolhas e deliberações que devem ser feitas, porém enquanto a ética se refere à ação individual, a política se refere à ação coletiva.


    3-A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais.Já Moral é o conjunto de regras adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano,e que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade.

    Aluna:Thais Regina Coelho 2ºAno E.M

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) eu salveria o funcuonario porque uma vida vale mais que um quadro e vai que o funcionario salve a minha vida uma ves tambem, cera que o quadro salvaria a minha vida? é claro que não

      2)a politica engloba uma sociedade e a etica vai de acordo com cada um

      3)a moral e as culturas que você aprende des de pequeno,seus valores e culturas individuais e a etica seria os custumes da sociedade

      .....................cleiton luis 2ºano em

      Excluir
  2. 1-Se eu estivésse no lugar do diretor ,eu salvaria o funcionario, porque a vida vale mais do que um quadro.
    2-A politica é uma ação coletiva, e a ética é uma ação individual.
    3-A ética são comportamentos exigidos pela sociedade em determinada situação, e a moral são valores que a sociedade exige.

    Aluna; Débora Weiss 2°Ano E.M

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 -eu salvaria o funcionario pois depois eu ira saber que ele poderias me ajudar algun dia.
      2-Politica açaõ coletiva em grupo,ja etica é uma ação idividual
      3-Etica são comportamento em que a sociedade que determina,moral são valores que tem que ser compridos na sociedade
      Adriano Mauerverh 2°EM"1"

      Excluir
  3. 1) Na minha opinião eu salvaria o funcionário porque é uma vida que estaria em jogo. Conserteza que o quadro seria muito valioso mais outros quadros substituiriam aquele e se fosse a vida do funcionário ninguém iria sustituir não existiria outro igual ou parecido com o funcionário.

    2) Na politica muitas pessoas fazem parte se refere a uma ação coletiva e a ética se refere a uma ação individual, escolhas que seriam somente minhas.

    3) Ética é a reflexão sobre as noções e principios que fundamentam a vida moral, escolhas feitas por nós o que é bom para nós e o que é mal para nós é nós que escolhemos o que é melhor ou pior para nós. Moral é o conjunto de regras que determinam o comportamento dos individuos em um grupo social. O que devo fazer? O que é certo? O que é errado? Como devo agir em tal situação? Tudo isso perante a sociedade.

    Aluna: Daniele Vermohlen 2º ano "1" EM.

    ResponderExcluir
  4. 1 se diretor salvasse o quadro seu emprego seria mantido
    e se salvasse o funcionario iria levar um monte de processos e culpas
    por isso e uma situação muito dificil de escolher
    eu escolheria optar pela vida e não por um emprego,
    porque a vida não tem presso mais eu seria muito criticado socialmnte das duas formas
    2 pra mim não existe relação nenhuma porque a politica sempre age de uma forma de má fé e etica pra mim e ser onesto com o outros agir com boa fé np proximo
    3 pra mim moral e o que julga os valores da sociedade como uma boa conduta de vida social
    etica e saber respeitar a conduta do proximo agir bem
    Guilherme 2º em

    ResponderExcluir
  5. 1- salvaria o funcionário pois ná ética do meu pensamento teria matado o funcionário se não tivesse ajudado ele.
    pois uma vida seria melhor que um simples quadro além de ser muito famoso
    e uma vida não tem preço optaria pelo funcionário.

    2- politica tem haver com ética porque a politica aje para o funcinamento da ética e a ética para o funcinamento da política.mas politica tem ação coletiva e ética tem ação individual

    3- é uma coisa muito importante pois sabemos o que é errado e o que é certo
    e tudo isso é ética e moral.mas moral é que julga as condutas da sociedade
    e ética é construida pela sociedade com base em nossos valores

    Gabriel Francisco Bilk Berk 2º ano e.m I



    ResponderExcluir
  6. 1) Na minha opiniao eu salvaria o funcionario porque é uma vida que esta em jogo um quadro mesmo sendo famoso naum vale o mesmo que uma vida

    2)numa politica seria a varias pessoas fasem parte ja a etica varios so eu faso minhas escolhas

    3)e a etica é que eu escolho oque é melhor pra mim eo que é ruim que eu faso as minhas escolas dentro de uma sociedade

    Alunoo: Lucas GuimarÂes 2º anoo e.m

    ResponderExcluir
  7. 1 eu salvaria o funcionario pq uma vida vale mais

    2 axo q nenhuma pq a politica naum segui nenhuma etica

    3 etica é vive em armunia com os outros pela sociedade

    leonardo 2° em

    ResponderExcluir
  8. 1.Eu particularmente salvaria o funcionário,pois a vida de alguém vale muito mais do que qualquer coisa,qualquer obra de arte,pois a vida depois de perdida não tem como traze-lá de volta,salva-lo seria a coisa correta a fazer.Se não realizasse isso,ficaria um sentimento de culpa,pela família,amigos que aquela pessoa deixou e que poderia ter salvado,salvando você teria um sentimento pelo qual você pensaria,eu o salvei,evitando tristezas e perdas dessa pessoa.

    2.A ética a pessoa pensa individualmente,conforme o seu ponto de vista,já na política mesmo que as vezes suja,pensa coletivamente,nas pessoas em um todo.

    3.a ética é algo que a pessoa,que a sociedade,julga certo ou errado,sendo um principio de valores,já a moral é a forma concreta de como a ética é vivida,sendo que em cada região,cada lugar,a sociedade julga de forma diferente,pois as culturas e formas de pensar são diferentes.

    ResponderExcluir
  9. 1. Eu salvaria o funcionario, pois é uma vida que esta precisando de ajuda, mesmo sendo quadro muito famoso,e com a perda desse quadro você poderia ter uma alta divida ou até mesmo passar a ser processado, mas saberia que fez a coisa certa, pois uma vida não tem preso algum.

    2. A relação que as duas tem é que são imposta para nos seguir na sociedade.A politica sendo em forma coletiva e a ética pode seer ce forma individual.

    3. Ética é o que a sociedade impoem para nos seguir cada região a ética seguida é diferente, pois cada lugar tem uma cultura diferente.Moral é um conjunto de regras no convívio. O seu campo de aplicação é maior do que o campo do Direito.São "relativo aos costumes" da sociedade

    Aluna:Djeise Liandra Mauerverk de Araujo

    ResponderExcluir
  10. 1- Se eu estivésse no lugar do diretor, eu escolheria salvar a vida do funcionário, pois é uma vida que está em jogo e uma vida vale muito mais do que um quadro.
    2-Se relacionam com escolhas e deliberações que devem ser feitas, porém enquanto a ética se refere a açao individual de cada ser, a política se refere a ação coletiva.
    3-Ética defende e recomenda conceitos de comportamento certo ou errado. A Moral está preocupada com a forma de como devemos viver as nossa vidas.
    Vanilce Manrich 2° ano E.M. "I"

    ResponderExcluir
  11. 1-iria salvar o funcionario poeque a vida dele tem mais importancia do que oquadro
    2-politica e uma açao coletiva e etica e uma açao individual
    3-a etica e o que eu escolha e a moral e o que as pessoas acham que e certo ou errado

    aluno:Mauricio G. Schutz 2 ano EM

    ResponderExcluir
  12. 1)eu escolheria o funcionario por que uma vida vale bem mais que um quadro



    2)etica e uma ação individul e politica e uma ação em comjunto



    3)etica e uma escolha e moral e uma decisão..............valdinei2º ano em

    ResponderExcluir
  13. 1. Eu salvaria o funcionário. Claro que o quadro é uma obra de arte muito valiosa, mas se tornaria um objeto supérfulo perto de uma vida. E se falando em ética, não há dúvidas de que o correto seria salvar o funcionário, logo que as críticas por deixar de salvar uma pessoa por um objeto seriam intermináveis. Mas é claro que sempre teria aquele que ficaria insatisfeito pela perda do quadro.

    2.A ética é um conjunto de regras, justiças que devem ser seguidas individualmente. A política busca fazer isso coletivamente( nem sempre é o que acontece rs).

    3.Moral é um conjunto de normas que está contida nos códigos e que tentam regular a maneira que as pessoas vivem.
    Ética tem a ver com o comportamento humano, seguindo condutas, etc.

    Claudine 2° EM ||

    ResponderExcluir
  14. 4. Caso eu optasse por salvar o motorista, correria o risco de deixá-lo tetraplégico por não saber como lidar ao retirá-lo, correndo o risco de ser processada e até mesmo me ferir logo, agindo moralmente eu esperaria chegar os socorros, que tomariam as providências cabíveis. Porém na prática, não sei se o lado ético deixaria isso acontecer. 2° EM ||

    ResponderExcluir
  15. 1-Se eu fosse a diretora desse museu, salvaria o homem, pois a vida é mais mportante do que um quadro famoso...O quadro pode ser substituido por outra obra, mais a vida do homem não poderá ser trocada nem substituida...
    2-A ética é baseada no que é certo e no que é errado, perante os fundamentos tomados pela sociedadde.Politica, tem para muitas pessoas o significas dee corrupção, roubo, etc.Porém não é apenas isso junto a politica está ligado a assenção de direitos do cidadão, cada eleitor contribui para que determinado cidadão esteje no comando intão de nada adianta reclama depois de já ter votado nele. Pois voce ajudou a coloca-lo la dentro.
    3-MORAL:pra mim são as atitudes de determinada pessoas ou grupo, se agem bem ou mal de acordo com os parametros impostos pela sociedade.
    ÉTICA:é a percpção de cada um sobre seus atos, é cada um agir e saber posteriormente julgar suas ações, dizer se foram coerentes ou não.
    4-Eu acho que o mais correto ja que o carro corre risco de expludir seria, tentar tirar o motorista mesmo sabendo do risco de explusão e processo da familia, mais acho que a familia intenderai que se o homem não fosse tirado com vida e com sequelas, talvez quando os bombeiros chegassemn seria tarde e ele nem vida teria mais......
    Aluna:Alison Johanson 2* ano II.

    ResponderExcluir
  16. 1- É uma escolha difícil pois o quadro é algo valioso, mais sem comparações com a vida de um homem, eu salvaria sem duvidas o funcionário. Não tem cabimento você deixar de salvar uma pessoa para salvar um quadro.

    2- Na politica muitas pessoas fazem parte se refere a uma ação coletiva e a ética se refere a uma ação individual, regras a serem seguidas.

    3- Ética defende e recomenda conceitos de comportamento certo ou errado. A Moral está preocupada com a forma de como viver.

    Jenifer Schafer 2° EM II

    ResponderExcluir
  17. 1.Eu salvaria o funcionario pois a vida dele é muito mais importante do que a obra que esta no quadro.

    2.a politica faz isso coletivamente ja a etica referese a ação individual de cada ser.

    3.moral é o que varias pessoas acham ja a ética é o que eu acho ou penso sobre oque é certo ou errado etc.

    Anderson Guckert 2ªEm 2

    ResponderExcluir
  18. Cristian eifler 2ano EM. ||28 de setembro de 2012 às 15:18

    1.Salvaria o funcionario, pois na minha opinião uma vida vale muito mais que um quadro, claro não é um simples quadro, mas mesmo se tratando de uma grandiosa obra de arte minha escolha seria salvar o funcionario. Se tratando de ética, teriam muitas discuções se no caso fosse salvo o quadro em vez do funcionario, pois uma vida sempre será mais importante que qualquer obra de arte.

    2.A ética pode se dizer que é uma ação individual, e a politica uma ação coletiva.

    3.É uma coisa muito importante pois sabemos o que é errado e o que é certo
    e tudo isso é ética e moral.Mas moral é que julga as condutas da sociedade
    e ética é construida pela sociedade com base em nossos valores.

    ResponderExcluir
  19. 1- Eu salvaria o funcionário,pois é uma vida. Já o quadro é um bem material, que podemos adiquirir novamente ao decorrer do tempo.

    2-As duas são escolhas que devem ser feitas.
    A ética é uma escolha individual, e a politica uma escolha coletiva.

    3- A ética é um modo de se comportar, seu jeito de agir.
    Já a moral nos diz como devemos fazer as coisas, ou agir.

    4-Bom, uma vida concerteza vale muito. ainda mais, seu eu decidisse salvar o motorista a minha vida também estaria correndo risco.
    se eu tentar ajudar o motorrista, eu poderia machucar ele ainda mais, e a familia poderia tanto pensar pelo lado ruim ou pelo lado bom.
    mais eu faria o máximo para ajuda-lo sem prejudicar á ele e á mim.


    Bruna Hüntemann 2º E.M II

    ResponderExcluir
  20. 1-Eu salvaria o funcionário pois a vida dele é mais importante do que um quadro.

    2-A ética é onde você toma suas próprias decisões e na politica as decisões são tomadas em grupos.

    3-Ética:é a reflexão sobre as noções e principios da vida.
    Moral:é o conjunto de regras que determinam o comportamento dos individuos em um grupo social.

    4-Eu tentaria tirar o motorista, por mais que fosse impossivel mas pelo menos eu tentaria salvar a vida dele mesmo correndo o risco de eu me prejudicar.

    Fernanda Kuessner 2º E.M "2"

    ResponderExcluir
  21. 1-Eu salvaria o funcionario,lógico que um quadro como esse é muito importante e trara uma perca enorme mas é uma vida que esta em perigo e eu acho que a vida de uma pessoa vale muito mais do que um quadro mesmo que esse quadro seja famoso.

    2-A politica sempre age de forma coletiva onde que todos podem participar,já a ética é um ação individual onde que a pessoa toma uma atitude sem a ajuda de ninguem.

    3-A etica defende comportamentos humanos sejam eles certo ou errado,ja a moral é um conjunto de regra estabelecidas a todos.

    4-Eu tentaria salvar o motorista pois eu ainda teria como salvar o motorista se deixasse lá seria muito mais provavel que ele morresse e se eu ficasse olhando o motorista morrer queimado seria muito pior talvez eu ficaria traumatizado.

    Julio Cesar de Jesus 2° ano E.M.

    ResponderExcluir
  22. 4- Sabendo que o carro poderia explodir eu optaria em tirar ele do cara, mesmo eu sabendo que poderia deixar ele tetraplegico, prefiro salvar uma vida mesmo que fique com secuélas do que deixar ela morrer.

    Jenifer Schafer 2° EM II

    ResponderExcluir
  23. 1-A tela é uma coisa preciosa mas nada comparado com a vida da pessoa,por isso que eu ajudaria o funcionario desacordado.

    2-A politica é uma ação coletiva,ja a ética é uma coisa mais individual.

    3-Ética é como o ser humano se comporta perante a sociedade,moral são as normas que temos que seguir.

    4-Eu pensaria em ajudar mas sabendo que poderia deixar o motorista tetraplegico ou se o carro explodise poderia matar os dois,então eu iria fazer o posivel para não explodir o carro e esperaria o socorro chegar.

    David Steinheuser 2º EM II

    ResponderExcluir
  24. 1.eu salvaria o funcionário, por ele vale mais do que um quadro,mesmo o quadro sendo valioso ele não vale o mesmo do que uma vida.

    2.a ética é um conjunto de regras que uma pessoa deve seguir individualmente. A política é coletiva,onde eles pensam em um todo.

    3.Moral é um conjunto de regras, que determinam o comportamento dos individuos em um grupo social.
    Ética é o comportamento das pessoas.

    4. eu tentaria salva a pessoa,por que é uma vida que está em risco, mesmo eu tendo o risco de me prejudicar.

    Natália 2°EM 2

    ResponderExcluir
  25. Mauricio Mees 2° EM II28 de setembro de 2012 às 15:25

    1 Salvaria o funcionario, pois uma vida seja ela qual por vale mais que qualquer coisa. Ate porque é apenas um quadro,muito valioso, famoso, mas ele não tem familia, amigos.

    2 Etica é uma serie de regras impostas pela sociedade, que não esta escrito em lugar nenhum. JA a politica deveria seguir todas essa regras mais na verdade não é isso que acontece, é bem o contrario pois so se escuta em corrupção, roubo e isso vai totalmente contra as regras da etica.

    3 Moral é mais um comportamento quer a sociedade impoem, ja a etica sao regras de conduta que a sociedade também impoem.

    4 Eu savaria a pessoa mesmo si eu acabace a machucanso e iria responde proceso, e se a familia da pessoa ser compreensiva ela nao iria me procesar pois as chance dela morrem era enormes.

    ResponderExcluir
  26. 1-Claro que eu salvaria primeiro o funcionário pois é uma vida que esta em jogo, o quadro é uma relíquia mas avida vale mais do um certo quadro seja ele qual for. Se ele salvar primeiro o quadro, o homem morre e a perda é muito maior do que se ele salvar a pessoa é uma pequena perda para a história e pode ser substituída.

    2-A politica é muito complicada pois nem tudo que esta no papel é aplicada
    e a ética é seguida individualmente. Não tem muita relação entre politica e ética.

    3-A moral segui como se fosse uma maneira de "levar" a vida cada um tem a sua moral seu jeito de levar a vida perante a sociedade onde vivem.
    Ética é o comportamento humano decisões tomadas de acordo com o certo e o errado para cada qual.

    4-Eu tentaria ajuda-lo pois é uma vida em jogo mesmo que ele fique em uma cadeira de rodas vou estar com minha consciência limpa uma vida não tem preço e a moral surge no momento em que vou decidir se salvo a vida do motorista

    Aluno: Jean Carlos Morais 2ºano E.M

    ResponderExcluir
  27. 1-Salvaria sem duvidas o funcionário,pois uma vida vale muitos mais que qualquer obra,por mais valiosa que ela seje.Como estamos falando em ética,não há duvidas de que o correto seria salvar o funcionário,obviamente alguem vai sair isatisfeito pela perda do quadro.

    2-Ètica é uma ação individual,aonde asjustiças devem ser seguidas individualmente.Já a politica tenta fazer tudo junto,mais na realidade não é isso que acontece.

    3-Moral:È o conjunto de regras que determinam o comportamento dos individuos em um grupo social.
    Ètica:È a reflexão sobre as noções e principios que fundamentama a vida moral.


    4-Se eu optar por salva-lo,como não tenho nenhum experiencia com primeiros socorro,o carro oferecendo perigo de explodir a qualquer momento,posso
    deixar ele tetraplégico,mais é uma vida que está em risco,eu poderia ser processado pela familia.Na questão ética,o comportamento do ser humano seria resgata-lo,na questão moral o certo deveria esperar o resgate.Eu optaria mais na questão ética e meu comportamento seria imediato em salva-lo.

    Weliton Israel 2ª E.M II

    ResponderExcluir
  28. 4 eu tiraria ele do carro pois sabendo que o carro iria esplodir seria como se eu teria sido culpado dele ter morrido mesmo tendo chance dele ficar tetraplegico

    Anderson 2ºem2

    ResponderExcluir
  29. Cristian eifler 2ano EM. ||28 de setembro de 2012 às 15:30

    4. Eu tentaria salvalo, mesmo sabendo do risco do carro explodir. Eu poderia talves sair com machucados tambem, mas seria melhor eu com machucados e ter salvado a vida daquele homem, doque ter deixado ele la a espera dos bombeiros e talves morrer por emorragia...

    ResponderExcluir
  30. 1-eu salvaria o funcionario, pois uma vida é mais importante que uma obra de arte, a vida em si é uma grande obra de arte que não pode ser feita de novo, até pode né mas jamais ficaria igual uma vida, uma pessoa a perca de um ser humano não se justifica por uma obra valiosa, como o quadro da mona lisa. claro que seria uma grande perda para a história, mas jamais valeria o preço de uma vida.

    2-ética são as minhas escolhas, e politica é o conjunto de escolhas e regras. para mim não há nem uma relação

    3-moral é um conjunto de regras que determinam o que as pessoas pensam, para determinar se uma pessoa tem ou não moral perante sua sociedade.
    e ética é o que eu considero certo ou errado.

    4-bom eu acho que ajudaria o ferrido, mesmo sabendo que poderia deixalo tretapégico seria muito melhor que ele fica-se assim do que morto. se eu fosse processado pela familha seria uma falta de respeito deles comigo, pois salvei um menbro da familha deles. eu acho que correria o risco, aquela situação poderia estar acontecendo comigo.

    joana 2ano E.M

    ResponderExcluir
  31. 1- eu salvaria o funcionario pois a vida esta sempre em primeiro lugar

    2-ética é uma ação de cada um sabe oq vai faser , justisa é para ser seguido por tudos igualmente .

    3-moral são as regras que a sociedade nos impoen ,
    já a etíca é vem de cada um pa seguir ou não as regras que são inpostas.

    4-eu tentaria salva-lo mais, se mais se ele fica se de cadeira de roda eu ,estaria com a consiencia limpa pois teria conseguido salvar a vida dele

    ResponderExcluir
  32. caralho , por que ninguém fez a redação , acho paia !

    ResponderExcluir
  33. 1 - Segundo a metáfora da bússola e da balança, o diretor do museu deveria levar em consideração a sensibilidade moral. Seria necessário refletir sobre o ato que ele vier a cometer, colocando-o entre o certo e o errado. Desta forma, caso ele escolha salvar o quadro estará conservando um bem valioso historicamente e monetariamente em detrimento da vida, algo que não tem preço e é insubstituível, sendo criticado por toda sociedade a respeito dos seus valores morais, pois teria agido de forma egoísta, pensando exclusivamente nos seus interesses, visto que, o quadro estava sob sua responsabilidade. Mas, caso ele opte por salvar o funcionário, fazendo uso não somente da razão, mas também da sensibilidade, ficará evidente a sua compaixão pelas pessoas que o cercam, partilhando as alegrias e as aflições não só com as de sua convivência próxima, mas de qualquer ser humano, neste caso, agindo no ponto de vista moral.
    Se eu fosse o diretor do museu, sem sombra de dúvidas, salvaria o funcionário, pois uma obra de arte torna-se insignificante perto da vida de um ser humano.
    2 - A ética e a política não se misturam, pois atuam em campos diferentes. A política se refere a um todo, enquanto a ética se refere a uma ação individual.
    3 - A moral, para mim, seria um conjunto de regras de conduta consideradas como válidas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupo ou pessoa determinada. Já a ética seria o estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto.
    4 - Nesta situação, o correto seria apresentar essas opções ao acidentado, visto que ele está consciente e pode se comunicar. Assim, a opção mais plausivel seria retirá-lo do local de perigo, mas caso ele não queira correr o risco de ficar tetraplégico e prefira ficar no carro que poderá esplodir a qualquer momento, a sua vontade será feita.

    ResponderExcluir